Como proceder em caso de sinistro


Se você acompanha o nosso blog, sabe que o sinistro é quando algo acontece com seu bem segurado. Mas o que deve ser feito em caso de sinistro? A Boger te explica.

Na maioria dos exemplos vamos falar do seguro automóvel, mas as dicas que vamos dar podem ser aplicadas em diversos tipos de seguro. Se ficar com alguma dúvida, fale conosco!

Entendendo o sinistro

Quando acidentes acontecem é o que chamamos de sinistro. Isso é: em casos de Seguro Automóvel, quando você se envolve em um acidente de trânsito ou o veículo é furtado, por exemplo. Em Seguro Residencial, quando se tem incêndio é um sinistro. Enfim, o sinistro vai variar conforme o seu seguro.

O acontecimento do sinistro deve estar previsto na apólice do seguro e ser de natureza súbita, involuntária e imprevista.

Como proceder em caso de sinistro?

Em casos de acidentes com feridos, danos a bens de terceiros e em caso de roubos e furtos, é necessário um Boletim de Ocorrência (BO). Geralmente ele não é solicitado quando só apresentam avarias no bem segurado.

O BO é capaz de agilizar a autorização da indenização. Em caso de danos a terceiros, será necessário obter dados e documentos da outra pessoa envolvida no acidente - que podem ser exigidos pela seguradora.

O aviso de sinistro

Em seguida, é necessário fazer um aviso de sinistro. Você pode entrar em contato direto com a seguradora ou com a corretora de seguros. No aviso, é necessário ter um relato detalhado do que aconteceu, informando o dia, hora, local e circunstância do acidente.

Tenha seus documentos e a apólice do seguro sempre em mãos, pois os dados poderão ser solicitados em qualquer etapa do processo. Em muitos casos, ter o relato de uma testemunha auxilia bastante.

Vistoria, análise e autorização dos reparos

Após você emitir o aviso de sinistro e comunicar a seguradora, ela fará uma vistoria, a fim de avaliar os danos. Esta vistoria será necessária para que eles analisem e então autorizem os reparos do seu automóvel, por exemplo.

Em geral, as seguradoras concedem a autorização de um a dois dias após o aviso de sinistro. Só comece os reparos depois que a seguradora te der esta certeza!

Como é feita a indenização?

No caso de automóveis, a seguradora pode pagar os custos diretamente a oficina, enquanto o segurado se responsabiliza pelo pagamento da franquia. Nos demais seguros, geralmente não demora a ser feita a indenização, a não ser que eles encontrem falhas que não correspondam com a apólice.

Em alguns casos, a seguradora pode até se recusar a pagar a indenização. Em geral, acontece quando as coberturas não foram contratadas.


Para contratar um seguro, já sabe: fale com a Boger Seguros.

 

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